No dia 05 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data que foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), durante a Conferência das Nações Unidas Sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo no ano de 1972. Esta data tem como objetivo informar e conscientizar a população mundial acerca dos problemas ambientais e a urgência em se preservar os recursos naturais.

Para o ano de 2017 o tema da campanha é “Conectando pessoas à natureza”, essa frase é um convite às pessoas contemplarem a beleza e a magnitude dos recursos naturais. Sendo essa uma convocação que visa destacar a importância de se preservar os recursos naturais compartilhados por todos. Faz parte também das comemorações o despertar para o fato de que fazemos parte da natureza, para que possamos perceber como estamos intimamente ligados a ela.

Já faz muito tempo que o homem explora os recursos naturais, entretanto nas últimas décadas como o advento da revolução industrial, os níveis de exploração desses recursos aumentou desenfreadamente. Essa exploração descontrolada acabou por causar danos ao meio ambiente colocando em risco a existência dos seres humanos em nosso planeta.

Como parte integrante da natureza o homem sofre com as alterações que vêm ocorrendo no meio ambiente, pois precisamos de um ambiente saudável para viver em harmonia com a natureza. Já que qualquer tipo de destruição causada ao meio ambiente traz prejuízos para a saúde pública, e vice-versa. Tanto o ser humano, como a natureza vivem numa relação de dependência, por isso o homem precisa realizar as suas atividades sempre protegendo e respeitando o meio ambiente em que vive.

O descarte inadequado do lixo, a ausência da coleta seletiva do lixo, o consumo exagerado dos recursos naturais, o uso de combustíveis fósseis, o desmatamento, o esgotamento do solo e o desperdício de água, estão entre os principais problemas que afetam o meio ambiente. Todos esses problemas poderiam ser evitados se o Governo e a população se convencessem de como é imprescindível o uso correto e comedido dos recursos naturais.

São muitas as situações onde o descaso com o meio ambiente interfere na saúde da população, como por exemplo, a cólera que é transmita por meio da ingestão de alimentos contaminados. Essa contaminação se deve a falta de saneamento básico, pelos maus hábitos de higiene da população e as condições precárias de algumas regiões do país.

Diariamente podemos verificar como a degradação do meio ambiente causa problemas de saúde e nas condições de vida do homem.

Uma das principais barreiras enfrenta pela luta contra a extinção dos recursos naturais é o consumismo, pois vivemos numa sociedade de consumo.

Não podemos esquecer que preservar e conservar o meio ambiente são o único caminho para a sobrevivência dos seres humanos, é preciso que o homem viva em total harmonia com a natureza, numa relação de respeito mutuo, onde é preciso perceber que um depende do outro, que estão intimamente ligados.

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo, trouxe essa matéria informativa, pois acredita na importância do respeito ao meio ambiente, sendo esse o melhor caminho para uma vida sustentável, respeitando e preservando os nossos recursos naturais.

Matéria completa no link: https://goo.gl/UOu6rj

 

TAGS: Meio Ambiente, Natureza, Recursos Naturais, Sociedade, Preservação