Considerações sobre o consumo de leite

A maioria de nós já deve ter ouvido falar que o homem é o único mamífero que toma leito durante a vida toda, entretanto esta afirmativa não está totalmente correta, pois o homem é o único mamífero que tem acesso ao leite no decorrer da vida, enquanto os outros animais não.

Algumas pesquisas comprovaram que a cerca de 10 mil anos atrás o leite da vaca era uma espécie de veneno para o ser humano, porque os mais velhos eram incapazes de produzir lactase, enzima que quebra a lactose.

Um dos principais componentes do leite de vaca é o cálcio, assim recomenda-se que um adulto consuma diariamente 1000 miligramas desse mineral, que é muito importante para a saúde dos ossos. Sendo que um copo de leite já atinge um quarto dessa necessidade.

Segundo a nutricionista Ligia Martini, professora na faculdade de Saúde Pública da USP, apesar do cálcio também ser encontrado em outros tipos de alimentos como nos vegetais verde-escuros, é no leite que encontramos mais desse mineral disponível, já que após a ingestão do leite a absorção de cálcio chega a 30%, com relação aos vegetais esse percentual cai para 5%.

São muitos os estudos sobre a contribuição do leite para osteoporose. A Universidade de Uppsala na Suécia, em 2014 causou comoção ao divulgar uma pesquisa realizada com 61433 mulheres e 45339 homens, onde comprovaram que o alto consumo de leite não só deixou a desejar em relação a proteção dos ossos, como também aumentou o risco de fraturas. Porém os próprios pesquisadores pedem ponderação na interpretação dos dados, pois mais pesquisas se fazem necessárias.

No Brasil o leite integral corresponde a 70% do mercado. Alguns estudos como o da Universidade Tufts, nos EUA, comprovaram os benefícios do leite integral na eliminação dos males ligados ao excesso de peso, o estudo mostrou que pessoas que consumem este tipo de leite é menos propensa a desenvolver o diabetes tipo 2.

A quantidade de gordura é só um dos aspectos ligados ao leite, hoje temos disponíveis diversos tipos de leite, tais como: com quantidade extra de proteínas, com vitamina D, ferro, fibras dentre outras opções. O importante é encontrar o leite certo para as suas necessidades.

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo, trouxe este assunto polêmico, pois acredita que pode ser de utilidade, matéria completa no link: https://goo.gl/VazRA6

TAGS: Leite, Saúde, Dieta, Cálcio

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