Conjuntivite – número de casos só aumenta

Nos primeiros meses do ano tivemos um aumento, significativo, nos casos de conjuntivite no Brasil. O calor e a diminuição da circulação de ar foram às principais causas do crescimento do contágio em todo o país.

Região Sul

Foram registrados mais de 4,1 mil casos da doença segundo dados do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) e a Vigilância Epidêmica da SES.

Seis cidades do Paraná sofreram com o surto de conjuntivite, nas quais foram registrados 1,4 mil casos somente no mês de março.

Região Sudeste

O Rio de Janeiro registrou um aumento de 30% nos casos de conjuntivite depois do carnaval. Minas Gerais é outro estado que teve um aumento nos casos da doença.

Região centro-oeste

Em Caldas Novas 2000 pessoas foram infectadas. Os órgãos de saúde pública local orientaram a população a procurar ajuda médica em caso de suspeita.

Região nordeste

Em Pernambuco o número de pessoas infectadas triplicou. Em comparação com 2017, que registrou 2629 casos da doença, 2018 já contabiliza 11868, um crescimento de 351%.

A Secretária Municipal de Saúde (SMS) divulgou o número de casos registrados durante o carnaval. Em Salvador 191 pessoas foram infectadas pela conjuntivite, um crescimento de 1123% se compararmos com os 17 casos de 2017.

Região Norte

No Tocantins o aumento dos casos foi tão surpreendente que acabou os medicamentos em toda a rede pública do estado.

A conjuntivite é uma infecção que ataca a conjuntiva, membrana fina e transparente que envolve o globo ocular e o interior das pálpebras. A doença causa vermelhidão, olhos lacrimejantes, coceira e inchaço das pálpebras.

<<Leia também: Coçar os olhos pode fazer mal para a vista>>

Para prevenir a conjuntivite evite coçar os olhos, não compartilhe toalhas e maquiagem, lave mãos e rosto com frequência, também evite aglomerações.

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Mais dados sobre a conjuntivite em todo o país acesse: https://goo.gl/mRWXti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *