Coçar os olhos pode fazer mal para a vista

Não é intencional, mas quando percebemos, lá estão nossos dedos pressionando nossos olhos, em uma tentativa de coçá-los. A mania aparentemente inofensiva pode causar algum tipo de infecção no local ou então tornar mais grave uma deformidade na córnea, contribuindo para que aqueles que têm astigmatismo ou miopia tenham o grau aumentado. Para melhor te orientar sobre tais cuidados, o blog Homeopatia e Saúde, da Clínica Similia, pesquisou mais a respeito do assunto.

Quer saber o motivo desse agravamento? Nossos olhos são formados por fibras e, quando coçados, o efeito produzido é como se as fibras fossem esticadas. Ao fazer desse ato um hábito, o grau tanto da miopia quanto do astigmatismo vão aumentando, doenças essas desenvolvidas a partir de uma alteração na córnea chamada de ceratocone. Os sintomas mais aparentes disso são: vista borrada, deformidade de luzes e fotofobia ou então imagens duplicadas.

Saiba mais

Outros problemas desencadeados por esse toque são as inflamações, como a conjuntivite. Isso porque as bactérias que estão na mão são levadas diretamente aos olhos. Quer saber quais cuidados tomar e mais informações sobre como diagnosticar essas situações? Confira o material selecionado especialmente para sanar suas dúvidas escolhido pelo blog Homeopatia e Saúde, clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *