Ansiedade pode estar ligada ao medo de errar

Um estudo inovador que contou com a participação de crianças pequenas revelou a principal causa do transtorno de ansiedade social, problema que afeta pessoas de todas as idades. Dessa vez a genética, como ficou comprovado, não é a causa do transtorno.

Pesquisadores monitoraram a atividade cerebral em mais de 100 crianças e descobriram uma relação entre o medo de falhar e a ansiedade social. A pesquisa que foi publicada na revista da Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Adolescente mostrou como o problema está afetando crianças e adolescentes.

Medo de errar está atrapalhando o desenvolvimento das crianças

São tantas as atividades que precisamos desenvolver em nossa rotina diária, que muitas vezes, nos sentimos ansiosos. As crianças também estão sofrendo por causa do excesso de atividades impostas pelos pais: estudar, praticar esporte, dançar, aprender outra língua, são muitos os compromissos na agenda infantil. Toda essa pressão em se preparar para o futuro está causando ansiedade social nas crianças e adolescentes.

Entender o problema é o primeiro passo para superar o problema de ansiedade, foi o que explicou o responsável pela pesquisa.

<<Leia também: Transtorno de Ansiedade e homeopatia>>

107 crianças que apresentavam inibição social foram selecionadas para participar do estudo. Um dos objetivos era descobrir o quanto hábeis eram essas crianças diante de distrações no decorrer dos testes. Os participantes tiveram que realizar o teste duas vezes: em uma elas sabiam que estavam sendo observados, na outra não estavam sendo observados. Os pesquisadores perceberam que as crianças ansiosas tinham medo de falhar quando observadas.

A obsessão do indivíduo em relação ao seu comportamento em ambientes sociais é a principal causa do transtorno de ansiedade social. É o medo de cometer erros enquanto interage com outras pessoas. Aceitar que errar faz parte do processo de aprender pode melhorar os inibir os efeitos da ansiedade.

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Leia mais em: https://goo.gl/nVRofg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *