Ansiedade em adultos mais velhos pode ser sintoma de Alzheimer

Ansiedade excessiva em idosos pode ser um sintoma de Alzheimer. Foi o que apontou um estudo publicado no começo do ano nos EUA.

Os processos degenerativos responsáveis pelo Alzheimer começam 10, ou até 20 anos antes dos sintomas de demência se tornarem evidentes e a doença diagnostica. Um novo estudo aponta que o aumento da ansiedade em pessoas da terceira idade pode ser um sintoma de Alzheimer. O que seria mais uma oportunidade dos médicos diagnosticarem a doença precocemente e iniciar o tratamento antes que o problema cause mais danos neurológicos irreversíveis.

Um dos maiores desafios enfrentados por pacientes e especialistas é justamente os danos neurológicos causados durante o período em que o Alzheimer ainda não foi diagnosticado. Problema que também ocorre com outras doenças neurodegenerativas.

Com relação à doença de Alzheimer esse intervalo que antecede o diagnóstico pode durar mais de uma década antes que um comprometimento cognitivo leve se torne evidente.

O estudo demonstrou uma associação entre o aumento nos níveis de beta amiloide e a evolução dos sintomas de ansiedade.

<<Leia também: Descoberta: tipo sanguíneo favorece Alzheimer>>

Depressão é um sintoma de Alzheimer

O Alzheimer é um problema neurodegenerativo que causa o declínio das funções cognitivas impedindo a pessoa de realizar atividades da vida diária. Estudos anteriores já demonstraram que a depressão e outros sintomas neuropsiquiátricos são indicativos de Alzheimer durante o período pré-diagnóstico. Que é quando acontece o acumulo do beta amiloide no cérebro do paciente.

É preciso que sejam realizadas mais pesquisas para comprovar que o aumento da ansiedade é um sintoma de Alzheimer. Esses estudos não seriam importantes somente para o diagnóstico do problema logo no início, mas também para tratar e eventualmente abrandar ou prevenir o processo degenerativo da doença.

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Se quiser ler um pouco mais sobre ansiedade e sintoma de Alzheimer acesse o link: https://goo.gl/aa3G51

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *