Andar descalço faz mal à saúde?

Que atire o primeiro “chinelo” quem nunca ouviu a mãe dizer “vai por um chinelo, pois ficar andando descalço vai te deixar doente”. Sim, todos nós algum dia de nossas vidas ouvimos que andar descalço faz mal a saúde, mas será que isso é verdade?

Vamos explicar mais essa dúvida que atormenta as mães mais protetoras há milênios e quem sabe tranquilizá-las.

Andar descalço sobre o chão frio não prejudica a nossa saúde, isso mesmo, agora já podemos sair desfilando pela casa sem medo de ser feliz.

Pois andar descalço sobre superfícies frias não aumenta o risco de doenças.

Gripes e resfriados, geralmente, são associados ao hábito de andar descalço sobre o chão frio, entretanto, essas doenças são causadas por vírus. “O choque térmico não causa essas doenças”,

O frio pode causar doenças respiratórias, por causa da baixa umidade do ar, assim como a permanência em locais fechados ajuda a propagar os vírus. Essa é mais uma prova de que andar descalço não aumenta o risco desse tipo de problema.

O contato com superfícies frias é um problema para pessoas que têm reumatismo, pois esse contato aumenta a sensação de dor. Mas não precisa se preocupar, já que andar descalço não transmite o reumatismo.

Porém, em casos de ferimentos nos pés é preciso evitar andar descalço, uma vez que essa prática pode aumentar a contaminação da área atingida. Também é preciso ficar atento para não ferir os pés enquanto caminha descalço.

Mesmo que andar descalço não cause problemas respiratórios, essa prática pode causar outros problemas como cortes e ferimentos, por isso essa pratica deve ser evitada, principalmente na rua.

Quer sabe mais? Acesse o texto na íntegra: https://goo.gl/aBbAW6

O Blog Homeopatia e Saúde, é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo.

TAGS: Pés, Saúde, Gripe e Resfriado, Descalço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *