Alimentos que auxiliam no combate da hipertensão

As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte no Brasil, sendo que mais da metade dos casos são em decorrência da hipertensão arterial. Conforme levantamento da Sociedade brasileira de hipertensão, 30% da população adulta brasileira sofre de pressão alta, em relação à população da terceira idade este percentual sobe para 50%. Dia 26 de abril é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Por isso o Blog Homeopatia e Saúde, traz esse tema, de extrema relevância para os brasileiros.

Apesar de não ter cura a hipertensão pode ser controlada e evitada por meio de mudança de hábitos, além de atividades físicas é possível fazer esse controle incluindo alguns alimentos na dieta.

O Blog Homeopatia e Saúde, espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo, vai passar para vocês aquela lista esperta de alimentos que ajudam no combate e controle da pressão arterial.

Aveia

Excelente fonte de fibras e cereais, pertence à família dos carboidratos, ajuda na evolução do emagrecimento porque tarda o esvaziamento gástrico, e amplia a sensação de saciedade. Por isso ajuda no controle da glicose sanguínea.

O magnésio presente na aveia ajuda a relaxar a musculatura e a diminuir o inchaço corporal.

Amêndoa e noz

Graças à presença de magnésio amêndoa e noz funcionam como vasodilatadores, pois ampliam os vasos sanguíneos o que é de grande ajuda no controle da pressão arterial.

Também são ricas em vitamina E, um antioxidante natural que retarda o envelhecimento e várias complicações cardíacas.

Alimentos ricos em Omega 3

Substância que pode ser encontrada em linhaça, salmão sardinha, atum e azeite, os ácidos graxos Omega 3 precisam ser ingeridos por pessoas com hipertensão em doses acima do recomendado.

O consumo do Omega 3 está relacionada com a diminuição da vasocontrição e ao aumento da vasodilatação.

Ervas

O coentro, o alecrim, a cebolinha, a salsa, a sálvia, o manjericão, o louro e o tomilho, por serem de alimentos naturais, podem substituir o sal nas refeições, assim possibilitando uma diminuição do sódio na alimentação.

Alho

Rico em vitamina C, o alho é um poderoso antioxidante, que ajuda a diminnuir os radicais livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento precoce, câncer e doenças cardíacas.

Cereais integrais

A concentração de magnésio encontrada nos cereais estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, diminuindo o inchaço em pessoas que sofrem de retenção de líquidos.

Alimentos ricos em potássio

O potássio está presente no inhame, feijão, maracujá, laranja, abóbora, espinafre, cenoura, banana dentre outros. O potássio atua como um natriurético ajudando na eliminação do sódio pelo organismo.

Leite e seus derivados

O leite é uma fonte de cálcio, e atua como hipotensor, deste modo ele diminui a pressão arterial sanguínea.

Artigo retirado do link: https://goo.gl/M2qqwX

 

TAGS: Hipertensão, Pressão Arterial, Combate, Controle, Homeopatia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *