Álcool causa câncer e danifica DNA

Pesquisadores de Cambridge comprovaram a relação do consumo de álcool com o surgimento de tumores através de um estudo apoiado pelo Cancer Research, da Inglaterra. É mais real do que nunca: o álcool causa câncer.

Nossas células e o álcool: Atente-se!

A ingestão de bebidas alcoólicas danifica o DNA das células tronco, elevando o risco de câncer. Entre eles, os tumores mais comuns no Brasil, como os de mama e intestino.

<<Leia também: Alcoolismo! Como a homeopatia pode ajudar?>>

Usando ratos de laboratório, cientistas observaram que derivados do álcool, etanol ou acetaldeído, interferem perpetuamente no DNA dos animais. Essa interferência ocasiona estimula os cromossomos a se organizarem de forma aleatória, mudando permanentemente a sequencia do DNA nas células.

O maior risco é que células DNA defeituosas conseguem se multiplicar expandido-se por outros tecidos do corpo. A partir daí o risco de desenvolver um tumor é grande.

Como o corpo reage e se protege da ingestão de álcool.

O etanol ou acetaldeído apresenta-se em nosso corpo após a ingestão de álcool e é responsável pela sensação de ressaca. Nesse estágio, os cientistas observaram como o corpo se defende da bebida. A presença da enzima aldeído desidrogenase (ALDH) é capaz de catalizar e quebrar o subproduto do álcool. Ainda nos testes com os ratos de laboratório, observaram como os animais com e sem a enzima ALDH reagiam. Os animais sem a enzima presente em seu DNA foram afetados quatro vezes mais pelo álcool, porém, assim como os ratinhos,  nem todas as pessoas tem em seu organismo essa enzima anti-ressaca.

Além de câncer, o álcool pode causar diversas outras doenças que demandam cuidado e atenção. Patologias como depressão e crises de pânico e ansiedade podem ser desencadeadas pelo excesso de álcool.  Consulte um médico ao menor sinal de problemas com a ingestão de bebidas alcoólicas.

O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo.

<<Veja na integra: Álcool danifica DNA e provoca tumores e câncer.>>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *