31 de Maio dia Mundial sem Tabaco

A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera o tabagismo o principal motivo de morte evitável em todo o planeta. Segundo levantamento da OMS um terço da população mundial é fumante.

No dia 31 de Maio, data que é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco a OMS vai discutir sobre os problemas que a produção do tabaco vem causando no desenvolvimento sustentável do nosso planeta. Para o ano de 2017 o tema da campanha é Tabaco: uma ameaça ao desenvolvimento.

No Brasil, como forma de combater o tabagismo, em 2011 Dilma Rousseff sancionou a nova Lei do Fumo, que aumentou a carga tributária, estipulou um preço mínimo de 3 reais para o cigarro, proibiu a propaganda nos postos de vendas e em locais fechados.

Dentre as medidas o aumento do valor do cigarro é considerada uma das mais importantes na luta contra o tabagismo. Enquanto que a proibição de fumar em lugares fechados acabou por estimular os fumantes a diminuírem ou pararem de fumar, mesmo que o seu principal objetivo tivesse sido proteger as pessoas da exposição ao fumo.

Já o Programa de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer, que é coordenado e mantido pelo Instituto Nacional do Câncer, vem trabalhando a prevenção de doenças por meio da adesão a um estilo e comportamento de vida mais saudáveis. Esse programa tem ajudado na redução da incidência e mortalidade causadas pelo câncer e outras doenças relacionadas ao tabaco.

Segundo dados da Anvisa 200 mil pessoas morrem por ano vítimas do tabaco no Brasil. Sendo que em nosso país temos 25 milhões de fumantes, e este número vem caindo anualmente. Essa queda é um reflexo das medidas que foram tomadas nos últimos anos em território nacional.

O tabagismo é um problema mundial, quanto mais cedo a pessoa parar de fumar menores serão os riscos de adoecer.

Esta é uma matéria que o Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo, trouxe para vocês, para mais informações: https://goo.gl/kvv3c7

 

TAGS: Cigarro, Prevenção, Combate, Tabagismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *