1 em cada 3 adultos sofrem de pressão alta

Um relatório de 2012 da OMS divulgou que um em cada três adultos possuem pressão alta. Além da hipertensão, a Organização afirma que complicações como obesidade e diabetes também atingem uma grande parcela mundial.

Por serem enfermidades comuns se perde a dimensão da gravidade do crescimento de pessoas atingidas por essas doenças. Essas três complicações são as maiores responsáveis por problemas cardiovasculares, que são a principal causa de morte no mundo.

Pressão alta: Saiba mais.

A hipertensão é caracterizada pelo aumento da pressão arterial durante a passagem do sangue. Cerca de 20% da população mundial sofre de pressão alta. Dessa forma, a hipertensão é o maior risco para doenças cardiovasculares e AVC. Além disso, problemas como insuficiência renal crônica, aneurismas e lesões nos vasos sanguíneos do olhos também podem ser decorrentes da pressão alta.

<<Veja também: Combata a Hipertensão com Mudança de Vida.>>

Causas e sintomas:

Fatores genéticos, quantidade de sódio presente no organismo e falta de exercícios. Todos esses fatores, entre outros, estão associados a hipertensão.

Na maioria das pessoas, a pressão alta não apresenta sintomas próprios. Porém, desencadeia outros que, equivocadamente são associados a doença, como como dor de cabeça, tontura e cansaço.

Diagnostico e cuidados:

Para diagnostico, deve ser medida a pressão arterial após repouso de cinco minutos. O resultado é a alternância dos valores de contração e relaxamento dos batimentos cardíacos. Sendo assim, para um adulto, o valor ideal é de 120 (pressão máxima) por 80 (pressão minima). Comumente conhecida como 12/8.

É considerada pressão alta em adultos valores iguais ou maiores que 140/90. A hipertensão não tem cura e recomenda-se a mudança no estilo de vida para impedir complicações.

Escolher uma alimentação mais leve, evitar álcool, tabagismo, doces e sal em excesso, praticar atividades físicas e controle do estresse são as medidas recomendáveis.

Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo.

<<Veja na íntegra: Um em cada três adultos tem pressão alta, diz OMS.>>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *