Homeopatia no Brasil

A homeopatia no Brasil é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira criada há mais de 200 anos por Samuel Hahnemann.

Por se tratar de um curso de pós-graduação. Somente uma pessoa formada em medicina pode se tornar um médico homeopatia. Sendo que o curso possui duração de 3 anos.

Segundo Hipócrates a substância que cria uma tosse imaginária, também é capaz de curar uma tosse real. Em outras palavras, o que é capaz de provocar um sintoma, tem a capacidade de curar esse mesmo sintoma. Esse é o princípio dos semelhantes uma das bases da homeopatia.

Pilares da Homeopatia

Os pilares da homeopatia são 4: lei dos semelhantes, experimentação das substâncias em pessoas sãs e sensíveis, remédio individualizado e doses mínimas.

Se ao final do tratamento o indivíduo continuar utilizando o medicamento homeopático vai desenvolver o problema novamente. Por causa do princípio dos semelhantes.

A homeopatia chegou ao Brasil em 1840. Trazida pelo médico francês Benoit Jules Mure que desembarcou no Rio de Janeiro para fundar uma comunidade autossuficiente. Visto que o medicamento homeopático pode ser produzido em loco. Ainda que a comunidade não tenha dado certo, a homeopatia no Brasil se desenvolveu em todo território nacional.

Mure montou vários ambulatórios para atender a população. A homeopatia é um sistema de tratamento popular no Brasil até hoje. Mas, a origem e expansão da homeopatia no Brasil se deve a aplicação dela na população que não podia pagar pelos medicamentos que eram, e ainda são, muito caros.

Com a abertura desses ambulatórios formaram-se diversos médicos homeopatas, o que contribuiu para a expansão da prática em todo o Brasil. Os estojos de medicamentos homeopáticos foram os responsáveis pela chegada da homeopatia nas cidades do interior.

Homeopatia e depressão

Estima-se que no Brasil existam, aproximadamente, 15 mil médicos homeopatas. Porém, considerando o tamanho da nossa população esse número ainda é muito baixo.

Os profissionais que estão sendo formados nas faculdades de medicina se mostram interessados em aprender novos métodos de tratamento. Apesar do número visto, ainda, como insatisfatório de especialistas homeopatas.

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Veja uma entrevista com o Dr. Ariovaldo no link: https://goo.gl/2f2LqU

2018-10-25T21:17:41+00:00 09/11/2018|HOMEOPATIA|0 Comentários

Deixar Um Comentário