Homeopatia e a personalidade das pessoas

Existem diferentes tipos de personalidade, assim como diferentes tipos de corpos. Segundo a homeopatia corpo e mente são inseparáveis. Por isso o indivíduo é considerado como um todo em consultas homeopáticas. Dito isto a personalidade das pessoas é parte fundamental no entendimento de quem ela é.

Quando um medicamento homeopático é prescrito, esse remédio não trata somente os sintomas da doença, mas o conjunto de todos os sintomas físicos e emocionais que causaram o desequilíbrio do organismo.

Os médicos homeopatas reconhecem o conjunto de padrões de sintomas mente/corpo que uma pessoa apresenta e que indica sensibilidade a um medicamento específico. Sendo que sintoma se refere a qualquer sensação de desconforto ou que atrapalha as funções físicas ou psicológicas do organismo. Também são investigados os aspectos que pioram ou amenizam essas sensações.

Além de analisar esses fatores o homeopata considera o tipo físico, temperamento, disposição e tendências comportamentais para determinar o medicamento mais apropriado.

Medicamento constitucional

É prescrito segundo a constituição genética de uma pessoa e tendências psicológicas profundamente arraigadas.

Medicamento fundamental

São medicamentos prescritos de acordo com os sintomas apresentados como resposta do organismo as tensões que está vivenciando.

Muitos médicos homeopatas não fazem distinção entre medicamentos constitucionais e fundamentais.

Então os médicos, por exemplo, ao tratar uma dor de cabeça consideram todos os fatores que tornam a dor pior ou menor, como os sintomas físicos que estão relacionados, doenças passadas ou presentes, aversão a certos tipos de alimentos, sensibilidade ao clima e temperatura, estados emocionais e mentais, propensões comportamentais, entre outros. Enfim, todo o histórico de vida do paciente é investigado para determinar o tratamento mais adequado. Diante disso, é inegável a relação da personalidade das pessoas com seu equilíbrio físico e mental.

Homeopatia: a manutenção da saúde

Depois que a anamnese é finalizada o médico homeopata tenta encontrar o remédio que corresponde a essência de todos os sintomas apresentados. Nesse contexto a palavra essência revela um dos objetivos da homeopatia, que é encontrar o medicamento mais parecido para o indivíduo. Assim o médico homeopata determina a substância que corresponde à essência da personalidade das pessoas.

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Leia mais sobre homeopatia e personalidade das pessoas em: https://goo.gl/ony9KS

2018-10-25T21:21:32+00:00 13/11/2018|HOMEOPATIA|0 Comentários

Deixar Um Comentário