Existem alimentos azuis na natureza?

Você já viu um vegetal ou fruta azul? Já? Então olhe de novo, porque a resposta é não.

Não existem alimentos naturais azuis e a explicação vem não só da bioquímica, mas também da história. Confira esse artigo interessantíssimo que o Blog Homeopatia e Saúde, uma publicação da Clínica Similia – Homeopatia de qualidade em São Paulo – Região da Av. Paulista, vinculada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro Filho e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo, trouxe para você!

A explicação bioquímica

Os corantes encontrados nas plantas são substâncias com a função de protegê-las e são muito sensíveis ao oxigênio, à luz e à acidez, segundo o Engenheiro de Alimentos Marcelo Prado. O pigmento azul é pouco resistente e degrada com facilidade, enquanto o vermelho e verde, por exemplo, são muito mais resistentes.

O Eng. Marcelo explica ainda que o único ambiente favorável para a cor azul é o alcalino, o que é raríssimo na natureza, uma vez que grande parte dos alimentos são de pH neutro ou ácido.

A explicação histórica

O ser humano tem a tendência de associar cores a sabores. Desde o período pré-histórico, o cognitivo humano associa cores quentes aos alimentos doces (como a cor vermelha ou/e laranja). A cor verde, segundo o Engenheiro, é mais associada aos sabores ácidos e azedos, como o limão, por exemplo. Mas o azul, novamente em desfavor, é associado com mofo e coisas estragadas.

Portanto, é possível que antigamente eles até tenham existido, mas foram ignorados por nossos antepassados e acabaram entrando em extinção!

Leia na íntegra: https://goo.gl/wIzc4b

Tags: curiosidade, Homeopatia e Saúde, alimentação, Similia

 

2016-12-28T08:00:40+00:00 28/12/2016|BEM-ESTAR|0 Comentários

Deixar Um Comentário