Exercícios para a melhor idade

A prática de atividade física já é considerada um elemento essencial para a manutenção de um estilo de vida saudável, ela também vem sendo indicada para as pessoas que estão na terceira idade por causa de todos os benefícios que proporciona para a saúde mental e física.

Com o aumento da expectativa de vida tivemos um aumento da população mundial e consequentemente de pessoas que tem mais de 60 anos, e que estão percebendo a importância da atividade física para a manutenção da saúde.

A qualidade de vida das pessoas que se encontram na terceira idade já é tema de muitos debates e discussões, afinal a população de idosos no Brasil vem aumentando de forma acelerada, segundo levantamentos do IBGE em 2020 teremos aproximadamente 30 milhões de pessoas idosas em nosso país, o que representa 13% da população brasileira.

A atividade física é indicada para todos os indivíduos, sem restrições de idade.

Com o passar dos anos as pessoas vão perdendo as capacidades motoras, como: equilíbrio, força, flexibilidade, coordenação motora, como também sofrem em consequência da perda de massa muscular e óssea, o que leva a um aumento da gordura corporal.

Um dos propósitos da atividade física na terceira idade é retardar o processo de envelhecimento.

Hoje, quando se fala sobre saúde na terceira idade, o que vem sendo considerado como um envelhecimento saudável não diz respeito somente a inexistência de doenças, que fazem parte neste período da vida, mas, sobre a capacidade de viver bem e sem limitações.

É notório também que boa parte dos idosos busca uma vida mais plena, ativa e independente. Além disso os projetos que tem como foco a promoção de saúde e bem-estar estão ganhando força.

Alguns problemas de saúde próprios da terceira idade acabam por dificultar a realização de tarefas que fazem parte da rotina diária, o que leva os idosos a dependerem de outras pessoas para executar tarefas corriqueiras, como tomar banho, trocar de roupa, e essa dependência faz com que o idoso se sinta desvalorizado causando problemas psicológicos, que podem levar a depressão.

Assim a atividade física é uma aliada no processo de envelhecimento com qualidade, pois ela dá mais energia e disposição para realizar as atividades do dia a dia. Veja a seguir uma lista das atividades físicas que podem ser praticadas por pessoa na terceira idade. Não podemos esquecer que antes de praticar qualquer atividade física é preciso fazer o alongamento.

Yoga: atividade que harmoniza corpo, mente e respiração, por meio de técnicas de respiração e meditação.

Pilates: prática de alongamento e exercício físico que usa o peso do corpo na sua execução.

Alongamento: o alongamento muscular é uma rotina de exercícios naturais que tem o objetivo de relaxar os músculos antes e depois da atividade física.

  • Musculação especializada
  • Dança
  • Aeróbico de baixo impacto
  • Hidroginásticas
  • Atividades recreativas
  • Natação
  • Ginástica
  • Caminhadas

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo, abe da importância da prática da atividade física em qualquer período de vida, a caminhada ainda é a melhor opção para quem quer começar a praticar exercícios.

TAGS: Atividade física, exercícios, Terceira idade, Alongamento, Envelhecimento

 

2017-07-03T08:00:50-03:00 03/07/2017|BEM-ESTAR, DICAS, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário