Doces: Veja mais sobre esta compulsão!

Os doces são uma festa para nossas papilas gustativas. Afinal, quem não gosta de comer uma boa sobremesa depois das refeições. Quando estamos tristes, com raiva, de TPM (No caso das mulheres) e ansiosos recorremos aos alimentos açucarados. Aliás, as mulheres consomem mais alimentos ricos em açúcar que os homens. 

Porém quando o consumo de doces se torna uma compulsão é extremamente prejudicial à saúde. Uma vez que pode causar sobrepeso, diabetes, aumentar os níveis de gordura e potencializar os riscos de doenças cardiovasculares.

São vários os motivos que despertam a vontade de comer doces, como a compulsão, desejo ou necessidade do organismo de obter energia mais rapidamente. Dito isso, a vontade de consumir doces não é tão ruim quanto parece. Já que pode aparecer em função da carência de energia, pois o organismo está desnutrido. Como a desnutrição causa uma baixa da eficiência, o corpo precisa de uma forma rápida para restabelecer a carga perdida. Então o cérebro envia uma mensagem solicitando doce. 

Amor próprio ajuda a emagrecer

Em alguns casos o desejo de comer doces é para saciar uma dependência do organismo, visto que a ingestão libera dopamina no corpo. Uma vez que, a compulsão por doces provoca o mesmo efeito que o vício em drogas. Dado que os mesmos receptores que são ativados pelas drogas, também são estimulados pelos alimentos açucarados. Assim o consumo de doces se torna um problema quando o organismo precisa sempre de mais.

O doce como desculpa

Quando o corpo está bem nutrido não existe a necessidade de repor energias. Porém, se mesmo depois de comer bem a pessoa sente desejo de comer doces. Aqui precisamos destacar a importância de uma alimentação balanceada. Pois comer bem não significa comer demasiadamente, mas sim ter uma refeição que supra todas as necessidades nutricionais. Ainda, permanece o desejo de consumir doces, isso pode ser indício de compulsão por doces. 

Bem como não podemos utilizar os sentimentos como desculpa para consumir alimentos açucarados em excesso.

O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Para mais informações sobre problemas de saúde relacionados à ingestão excessiva de doces acesse: https://bit.ly/2lDmoUx

2019-09-06T19:15:22-03:00 10/09/2019|BEM-ESTAR, DIETA E ALIMENTAÇÃO, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário