Devemos reduzir o sal da dieta!

Além de ser utilizado para dar sabor, o sal também ajuda na conservação dos alimentos. Por isso, a eliminação do sal do cardápio precisa ser bem planejada.

A quantidade de sal ingerido deve ser controlada, assim como é importante manter o equilíbrio entre a ingestão de sódio e potássio, nutriente encontrado em bananas. Sendo que, a ingestão de sal não é a única causa de hipertensão, pois existem outros fatores que causam o problema.

A OMS, Organização Mundial da Saúde, recomenda a ingestão diária de 5 gramas de sódio. Entretanto, conforme estudos em 2014 os brasileiros consumiam o dobro do recomendado. Por isso, na tentativa de reduzir o consumo de sal acordos estão sendo desenvolvidos pelo Ministério da Saúde, como o efetuado em 2011 com as empresas alimentícias para reduzir a quantidade de sódio na produção dos alimentos.

O sal intensifica o paladar e conserva os alimentos

Contudo, essa redução precisa ser gradual, já que interfere no paladar e isso prejudica o sabor dos alimentos. Assim como, no processo de produção, pois o sal também é usado na conservação dos alimentos.

Alguns substitutos estão sendo testados, como é o caso do extrato de levedura, o permeado e o cloreto de potássio.

No caso do cloreto de potássio outros aromas idênticos aos naturais precisam ser utilizados em conjunto, com a finalidade de equilibrar o sabor final.

O sódio é encontrado em outros produtos como adoçantes que tem em sua composição ciclamato de sódio e sacarina de sódio. Também encontramos em salgados que utilizam glutamato de sódio para realçar o sabor.

Queda de cabelo em mulheres pode estar ligada a inúmeros fatores

Por isso, é tão importante verificar a composição dos alimentos para descobrir as substâncias que estão sendo utilizadas para substituir o sal.

Somente um esforço conjunto é capaz de reduzir o consumo de sal. Indústria, sociedade e o setor público devem participar desse processo que inclui mudança de comportamento, informação e educação da população.

O blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Saiba mais sobre os malefícios do excesso de sal em: https://goo.gl/FjuMGa

2018-10-10T22:19:53+00:00 30/10/2018|BEM-ESTAR, SAÚDE, Sem categoria|0 Comentários

Deixar Um Comentário