Demência: Vida saudável reduz o risco da doença!

Com o aumento da expectativa de vida as pessoas estão vivendo mais. Os idosos, indivíduos com mais de 60 anos, contribuem em nossa sociedade auxiliando na criação dos netos, como voluntários ou inseridos no mercado de trabalho. Enquanto grande parte dos idosos é saudável, muitos correm o risco desenvolver distúrbios mentais e neurológicos, como a demência, ou problemas com uso de substâncias químicas.

Além de outros problemas de saúde como perda auditiva, osteoporose e diabetes. Ainda, com o avanço do envelhecimento pessoas na terceira idade são mais propensas a enfrentar diversas condições ao mesmo tempo. 

Com o envelhecimento rápido da população estima-se que até 2050 a quantidade de idosos quase dobre, passando de 12% para 22%. Por isso os desafios de saúde física e mental que os idosos enfrentam precisam ser reconhecidos. 

Aliás, 20% das pessoas que estão não terceira idade sofrem de algum problema mental ou neurológico. Sendo que nesta faixa etária os distúrbios mentais mais comuns são demência e depressão, que afeta de 5 a 7% da população idosa. 

Dislexia e TDAH podem dificultar o aprendizado

A demência é uma doença, geralmente, progressiva ou crônica que causa deterioração da memória, capacidade de realizar as tarefas da rotina, comportamento e pensamento. Apesar de não ser uma parte normal do envelhecimento afeta, principalmente, pessoas idosas. 

Alguns hábitos podem ajudar a evitar a demência:

Seja ativo

Atividades físicas regulares são uma ótima forma de reduzir o risco de demência. Além de proporcionar mais saúde e bem-estar, ser bom para o coração, circulação e peso.

Alimentação balanceada 

Uma alimentação saudável e balanceada pode reduzir o risco de demência, assim como prevenir outros problemas de saúde como obesidade, derrame, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e câncer. 

Desafie sua mente

Manter a mente ativa, possivelmente, vai reduzir o risco de demência. Dito isso, desafiar a mente regularmente pode aumentar a capacidade do cérebro para superar doenças. 

Encontre uma atividade prazerosa que estimule o cérebro e realize sempre que possível. Porém, é importante encontrar algo que seja capaz de concluir.

O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Saiba mais sobre como ser ativo pode evitar demência em: https://bit.ly/2M8GJvZ

2019-09-13T12:18:41-03:00 27/09/2019|BEM-ESTAR, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário