Criança desobediente!

Criança desobediente é aquela que ignoram as ordens dos responsáveis, e fazem o que querem. Sendo que, em diversas ocasiões correm perigo em função de suas atitudes, ou colocam a vida de outros em risco em função de suas traquinagens.No entanto, antes de considerar uma criança desobediente, ou um perigo para si mesma, precisamos entender como o cérebro infantil funciona.

No geral, as crianças têm dificuldades para atender as ordens que comecem por não. Isso acontece por causa do córtex pré-frontal, órgão que fica na região da frente do cérebro, logo atrás da testa. No qual uma das funções é evitar que a gente responda a estímulos sem pensar, de forma automática.

Como essa região só amadurece na adolescência, até lá as crianças respondem ao que ouve e enxerga, fazendo o que tem vontade. Com isso, passa a impressão de que é uma criança desobediente.

Ninguém gosta de ouvir NÃO

Às vezes até o cérebro adulto tem dificuldades de atender esse tipo de ordem.

No cérebro infantil palavras como correr, tocar e pular são ativadas de maneira natural, por isso o cérebro se prepara para realizá-las. Entretanto, quando esse tipo de ordem vem com a palavra não o córtex pré-frontal entende que a ação deve ser bloqueada.

Mas, como o córtex frontal da criança ainda não está desenvolvido, ela sente dificuldades de parar a ação.

Porque roer unhas pode provocar doenças

Por isso é preciso ter cuidado quando falamos para uma criança que está em cima do muro “não pule”, uma vez que isso se torna um convite para que a ação seja efetuada. A melhor alternativa nesses casos é ordenar que a criança fique parada. Pois, como o cérebro não terá nenhum dilema para resolver, as chances da criança fazer o que foi solicitado e não pular são maiores.

Como os pais podem trabalhar com essa deficiência do córtex pré-frontal de seus filhos? Seguindo uma dica simples da neurociência, dê ordens positivas para ajudar o cérebro da criança a obedecer.

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Entenda como o córtex pré-frontal afeta as decisões das crianças em: https://goo.gl/wiB5w7

2018-12-26T17:44:57-03:00 25/01/2019|CRIANÇAS, DICAS, MULHER|0 Comentários

Deixar Um Comentário