Como as emoções movimentam a saúde? E como a homeopatia auxilia no processo?

Nosso organismo responde segundo nossos pensamentos, emoções e, também, ações. O que sentimos, seja a manifestação da doença ou apenas seus sintomas, está diretamente relacionado com nossas emoções, uma vez que o corpo responde com o que se manifesta na mente.

Para Dr. Ariovaldo Ribeiro Filho, médico com extenso currículo na área da homeopatia, a tristeza, ansiedade ou estresse são fatores que podem ser lidos não apenas como sintomas de um mal, mas como a causa dele. “O ser humano é complexo. Muitas vezes a doença em si, pode trazer outra, devido ao estresse ou ansiedade, mas por vezes, esses fatores podem ser as causas do aparecimento de doenças. Um exemplo é quando passamos por um evento estressante, como a morte de um ente querido. Essa situação, por si, pode trazer o aparecimento de doenças como pressão alta, gastrite ou até úlcera no estômago”, explica Dr. Ariovaldo.

O organismo é extremamente sensível às emoções, principalmente o intestino. Essa parte do nosso corpo está intimamente ligada à mente, até por isso ganhou o apelido de “segundo cérebro”. Assim, se o intestino estiver incomodado com a comida que você ingeriu, ele envia um sinal para o cérebro expressando esse desconforto. Da mesma forma, o cérebro envia um sinal ao intestino quando você está radiante ou melancólico. Por esse motivo o estresse crônico ou a ansiedade podem provocar gastrites, refluxos, úlceras ou outros problemas digestivos.

Para minimizar os efeitos negativos das emoções no organismo, Dr. Ariovaldo dá algumas dicas para melhorar a nossa saúde emocional. Vejamos a seguir:

Nenhum homem é uma ilha:

“Quando estiver sentindo que suas emoções estão controlando a sua vida, converse com alguém de confiança.  Mensagens de texto não resolvem neste caso. Ligue para um amigo, consulte um médico, procure um grupo de ajuda. Assim que compartilhar suas aflições, vai perceber que esses sentimentos negativos irão diminuir”, aconselha o médico.

Meditação

“Uma maneira eficaz e simples de aprimorar o equilíbrio emocional é introduzir exercícios de atenção plena na rotina diária. A meditação é uma atividade que pode ser realizada a qualquer hora do dia. Porém, para que os benefícios da meditação sejam efetivos você precisa dedicar de 10 a 30 minutos por dia a prática. Basta encontrar um lugar tranquilo e escolher a técnica que mais te agrada. 10 minutos são o suficiente para suavizar suas emoções”, explica Dr. Ariovaldo.

A força do pensamento positivo

“O pensamento positivo é capaz de transformar emoções negativas. Isso acontece porque reprogramam o cérebro que é um órgão extremamente responsivo ao longo do tempo. Isso permite que pensamentos negativos se convertam em uma mentalidade positiva. A prática leva a perfeição”, sugere o médico homeopata

Seja resiliente

“Pessoas resilientes são capazes de lidar com o estresse de maneira mais saudável. A resiliência pode ser desenvolvida e assimilada de diversas formas. Através de apoio social, visão positiva de si mesmo, aceitação das mudanças e mantendo as situações em perspectiva. Um terapeuta pode ajudar a atingir esse objetivo.

Entretanto, se as emoções negativas insistirem em permanecer, ou se tornarem tão fortes ao ponto de te impedir de aproveitar a vida, é importante procurar ajuda de um médico de confiança. Pois, isso pode ser um sinal de depressão, uma doença que possui tratamento.

O blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo.

 

 

 

2018-11-19T17:24:52+00:00 04/12/2018|BEM-ESTAR, DICAS, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário