Combata a Hipertensão com Mudança de Vida - Similia | Clínica de Homeopatia

Combata a Hipertensão com Mudança de Vida

Dia 26 de abril é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Nós do Blog Similia Homeopatia e Saúde vamos alertar como manter a pressão em dia.

pressao-altaOs problemas com hipertensão só são investigados, na maioria dos casos, em momentos de crise, porque os sintomas são subjetivos. Porém, quando surgem, a doença pode estar em estágio avançado.

Se você é daqueles que vive estressado e, para relaxar, abusa do churrasco, das bebidas alcoólicas e do cigarro, saiba que é preciso mudar seus hábitos o quanto antes. Isso porque fatores como estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol, consumo de bebidas alcoólicas, fumo e obesidade levam o indivíduo a desenvolver hipertensão arterial. Não se pode também esquecer o fator genético como hereditariedade ou descendência de etnias com maior propensão à hipertensão – os negros, por exemplo, estão mais propensos a anotarem altas da pressão arterial. E, uma vez desencadeada a doença, a vigilância com a saúde deve ser redobrada, e uma mudança para uma vida saudável é o caminho ideal.

De acordo com uma recente pesquisa publicada pelo Ministério da Saúde, o número de brasileiros acima do peso tem crescido no país: hoje são 52,5% da população. Em 2006, esse número era 42,6%. E, sobre a hipertensão, 23% da população brasileira já luta contra a doença.

Apesar de não ser o único fator, o ganho de peso pode estar contribuindo para o surgimento da pressão alta, já que hábitos nocivos são fatores comuns para os obesos e os hipertensos.

O diagnóstico preciso vem com o acompanhamento médico e, a partir daí, uma mudança radical no comportamento, com controle do estresse, dos hábitos alimentares e de vida associado a medicações reguladoras (quando solicitado pelo médico) a pressão arterial pode ser normalizada e há uma melhora geral na qualidade de vida do paciente.

A homeopatia é eficaz no tratamento da hipertensão arterial. “Além de ser eficaz no controle de hipertensão leve, a homeopatia é indicada para pacientes com hipertensão moderada ou grave, que já estão em tratamento, em que os medicamentos alopáticos não estão surtindo o efeito desejado, com possível diminuição dos medicamentos alopáticos e seus efeitos colaterais ao longo do tratamento”, explica o Dr. Rafael Karelisky, Cardiologista e Homeopata. “Mas, vale lembrar, que para cada caso é necessária uma avaliação. Por isso, cada paciente deve consultar seu médico”, completa o doutor.

A mudança precisa ser eficaz e contínua e o especialista sugeriu algumas práticas que podem ajudar no controle da hipertensão:

hipertensao-tratamento“Com a dieta equilibrada com pouco sal, a pratica de atividades físicas e o controle do peso, aliadas a pratica de atividades relaxantes para combater o estresse (como yoga ou meditação), há um ganho na qualidade de vida e a consequente diminuição da hipertensão. Além disso, vale lembrar, que a homeopatia não trata somente as doenças, ela trata o indivíduo. A doença só cabe no individuo em desequilíbrio, portanto é importante que cada um procure o seu equilíbrio, com o auxílio dos medicamentos homeopáticos e boas práticas de vida”, completa Dr. Karelisky.

Os alimentos consumidos precisam estar em sintonia com a nova rotina saudável. Ingestão de alho, de carnes magras – como frango grelhado ou peixe –, amêndoas e nozes, fontes de potássio – como inhame, feijão preto, abóbora, cenoura ou espinafre –, frutas (preferencialmente as vermelhas), vegetais e cereais à vontade, leite e seus derivados também devem fazer parte da nova dieta. Elabore um cardápio variado, assim você aprecia melhor todo o potencial de cada iguaria.

Com todas essas dicas, a hipertensão passará longe! Viva bem com saúde!

hipertensão

2015-04-20T18:17:44+00:00 20/04/2015|BEM-ESTAR, HOMEOPATIA, SAÚDE|2 Comentários

2 Comentários

  1. haydee domingues 08/14/2015 em 21:49 - Responder

    Quero nomes de homeopatiaa para esse mal, grata

    • Similia Homeopatia 08/18/2015 em 18:32 - Responder

      Ola Haydee.
      Sugerimos que entre em contato com a associação homeopata do seu estado, ou a Associação Médica Homeopática Brasileira, para ter essa indicação.
      http://www.amhb.org.br/
      Um abraço.
      Equipe Similia

Deixar Um Comentário