O aparelho celular já faz parte da rotina de milhões de pessoas em todo o Brasil, bem como os efeitos do seu uso excessivo já vem preocupando pesquisadores em todo o mundo. Assim um artigo publicado pela Revista de Medicina da USP apresenta mais um estudo sobre como o uso do celular pode atrapalhar o sono.

Segundo a pesquisadora Vera Lucia Ribeiro Fuess, e as estudantes Juliana Naomi Konno, Agda Lopes Donnabella Marconi Gozzoli e Carine Cristina Moraes de Freitas o uso do celular a noite faz com que a pessoa leve mais tempo para cair o sono e, consequentemente, atrapalha o desempenho no decorrer do dia.

Conforme dados do IBOPE o celular é mais usado para conversar com amigos (76%), seguido por ler e enviar e-mails (75%), para ler noticia (64%), descobrir como anda o cenário musical (47%) e assistir vídeos (44%). Essa alta disponibilidade para conversar com amigos faz com que a pessoa se mantenha disponível por mais tempo, essa disponibilidade é um fator muito estressante, pois isso significa também que a pessoa pode ser incomodada a qualquer momento, até quando já estiver dormindo.

O uso prolongado de aparelhos eletrônicos, dentre eles o smartphone, pode prejudicar a produção de melatonina, o hormônio responsável pela regulação do sono. Esse hormônio é liberado no organismo durante o anoitecer desencadeando o sono, entretanto a exposição à luz dificulta esse processo.

Para que o estudo fosse realizado voluntários com idade entre 17 e 40 anos, e que já sofrem com dificuldades para dormir por causa do excesso de trabalho e estudos, foram avaliados.

Também foi possível observar mudanças, significativas, nos voluntários após a proibição do uso de aparelho celular uma hora antes de dormir durante 15 dias seguidos.

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo, sabe da importância do sono para a saúde e bem-estar, matéria no link: https://goo.gl/ji59WN

 

TAGS: Sono, Saúde, Celular, Smartphone, Pesquisa