Amar faz bem pra saúde!

Com o dia dos namorados ficamos pensando em como o amor pode ser favorável para sua vida. Então, pesquisamos e descobrimos mais razões do que imaginávamos para amar. Leia na íntegra o novo texto do Blog Homeopatia e Saúde e distribua amor.

Quem ama normalmente fica mais feliz. E isso, por si só, já ajuda a evitar o stress, aumenta a imunidade e diminui o surgimento de doenças. O amor como sentimento – seja pelo seu companheiro, pelos filhos, por um animal de estimação e, por que não dizer, por si mesmo – já contribui para o aumento da felicidade.

como-escolher-o-melhor-cão-para-o-seu-filho-300x198“Uma criança que ganha um animal de estimação começa a ter noção de vida e de morte. Passa a cuidar e proteger aquele animal. Além de iniciar o processo de formação do conceito de responsabilidade com o amor que dedica ao animal”, comenta Dr. Aurélio Melo, psicólogo e professor de psicologia da universidade Mackenzie.

O professor desconfia do amor que não cuida. Citando uma parábola bíblica, ele diz que quem ama, sempre busca o melhor para o ser amado. “É como na história do rei Davi: quando duas mulheres clamam pelo título de mãe da mesma criança, ele manda que dividam a criança ao meio, para que cada uma fique com metade. Aí uma das mulheres abre mão da criança, em detrimento do seu bem estar. Essa foi escolhida pelo rei como sendo a mãe, pois ela pensou mais na criança do que nela”, exemplifica o doutor Melo.

A coach de relacionamento Miria Kutcher ensina que o primeiro amor é o próprio e, quando sentimos estima por nós mesmos, quando existe amor próprio, parece que tudo melhora na nossa vida. “Muitas vezes, as pessoas sofrem traumas que precisam ser curados para conseguir achar esse amor em si. Porém, quando a pessoa consegue descobri em si as qualidades que deseja no outro ela não precisa de alguém que a complete, e o relacionamento passa a ser incrível”, diz Miria Kutcher.

Amor Romântico

images (1)De uma forma mais romântica, amar também provoca um sentimento positivo e isso interfere na saúde psíquica. “Uma pessoa que está amando e sentindo-se amada está bem consigo mesma, com a autoestima elevada. Isso faz com que ela tenha menos chances de se entregar ao estresse e aos dissabores do dia-a-dia, que são grandes vilões para a saúde física e psíquica de uma pessoa”, diz a psicóloga Lilian Cunha.

A especialista também comenta que quando se está amando o corpo libera várias substâncias químicas, que dão a famosa sensação de prazer. “Entre essas substâncias, podemos destacar a adrenalina, a noradrenalina, a feniletilamina, a dopamina, a oxitocina, a serotonina e as endorfinas. Elas afetam o sistema nervoso e imunológico da pessoa. Uma pessoa feliz adoece menos”, expõe a doutora.

Dr. Melo complementa dizendo que amar é bom, mas sempre gera algum tipo sofrimento, pois o objeto que recebe nosso amor nem sempre é da forma que queremos. “Às vezes, não gostamos de um ponto da pessoa e isso pode gerar sofrimento, mas até um certo ponto isso é positivo, tanto para o relacionamento como para a saúde da pessoa”, relata o professor.

Aposte na dupla amor + sexo

Dra. Lilian afirma que no sexo os tais hormônios do prazer são mais intensos e a felicidade maior na vida da pessoa. “Acredito que o sexo complemente os outros fatores pois uma pessoa que está amando a si mesma, ao mundo e aos outros ela está de bem consigo mesma. Isso eleva a autoestima que faz com que se sinta bem e confiante. E sexo saudável, ativo e prazeroso fecha com chave de ouro este ciclo”, pontua a psicóloga. Já a Coach de relacionamento ensina que o corpo tem necessidades e o prazer é uma delas. “O sexo faz das necessidades de cada pessoa e, também, de um relacionamento, sadio. Viver isso de uma forma plena, independentemente da idade, do peso e do tempo do relacionamento também é uma necessidade”, completa Miria.

1256531255642_f

A vida sem prazer faz com que o indivíduo, na melhor das hipóteses, canalize a energia para outro campo. Doutor Melo explica: “sem prazer a pessoa é levada à apatia, à baixa-autoestima e pode desenvolver doenças”, descreve o doutor.

 

Se quiserem mais motivos para pensar na dupla amor e sexo, a saúde agradece. A atividade sexual melhora o sistema cardiovascular, aumenta a resistência física, melhora a memória, aumenta a imunidade, alivia o stress e de quebra queima calorias.


Benefícios de amar

– eleva a autoestima

– eleva a motivação pessoal

– diminui o estresse

– aumenta o otimismo


Quem ama:

– Cuida mais de si mesma.
– Pratica exercícios físicos, com isso evita doenças cardiovasculares.
– Se preocupa com a saúde, vai ao médico regularmente.
– Tem motivação para continuar na dieta.
– Tem mais disposição para sair, passear, namorar.
– Pensa na aparência, cuida do cabelo, usa maquiagem.

2015-06-15T08:44:02-03:00 15/06/2015|BEM-ESTAR, DICAS, SAÚDE|1 Comentário

Um Comentário

  1. […] ← Anterior […]

Deixar Um Comentário