Adolescente não é dono do quarto

03Não é de hoje que sabemos que a adolescência é uma fase muito difícil tanto para os filhos quanto para os pais. Conflitos e desentendimentos são comuns nessa idade e é normal o adolescente buscar privacidade em um ambiente seu. Mas qual o limite da privacidade e o ambiente familiar?

<<Leia também: Especialistas dizem que a adolescência vai até os 24 anos.>>

Como ensinar ao adolescente o valor da privacidade.

Segundo o autor Içami Tiba, auto do livro “Quem ama, educa!”, os pais devem estipular com os filhos prazos de arrumação do quarto quando eles não realizarem essa organização por conta própria. Se assim não for feito, Tiba fala sobre a reintegração do quarto a casa, tirando do adolescente o direito da privacidade. Assim, o jovem aprenderia que o custo da sua privacidade é tomar conta do seu ambiente.

Para Içami, é essencial que os pais ajudem os filhos na arrumação de seus ambientes mas não sem a companhia deles. Segunda o autor, a arte dos pais é desenvolver os filhos para que se tornem independentes.

Hábitos para um relação saudável entre pais e filhos.

Pais que trabalham fora não devem tentar compensar permitindo tudo aos filhos. O autor afirma sobre a importância do não na vida do adolescente. Tendo algumas vontades negadas, quando necessário, diminui as chances do jovem se tornar um adulto sem senso de gratidão.

Outro importante fator presente nos livros de Içami, é a necessidade do diálogo entre pais e filhos. Exercendo o diálogo, o jovem tende a ter maior aceitação diante dos argumentos dos pais. Com maior aceitação, a probabilidade de ouvir e refletir diante dos sermões é maior do que se revoltar e não dar credibilidade aos pais.

<<Veja na íntegra: “O adolescente não é dono do quarto.”>>

Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo.

2018-04-04T08:00:38+00:00 04/04/2018|BEM-ESTAR, CRIANÇAS, DICAS, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário